quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VEM AÍ O JICAB 2011


LEIA O REGULAMENTO


GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA

SECRETAIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CASTELO BRANCO



 JOGOS INTERNOS DA ESCOLA CASTELO BRANCO - JICAB



REGULAMENTO GERAL



I – DO OBJETIVO GERAL



Art. 1º - Os Jogos Internos da Escola Castelo Branco tem como objetivo promover à educação e a prática de valores inerentes à atividade esportiva como a disciplina, ética, respeito, organização, responsabilidade e criatividade, envolvendo os alunos dos primeiro e segundo turnos.

Art. 2º - O Tema dos Jogos será: PERSONALIDADES HISTÓRICAS do conteúdo ministrado pelo Prof. Conselheiro



II – DA ORGANIZAÇÃO



Art. 3º - O JICAB será Coordenado pela Direção da Escola e com assessoria da equipe pedagógica.

§  Coordenação TÉCNICA = responsável pela coordenação de todas as comissões, responsável pelo desenvolvimento técnico da competição: organização, realização do congresso técnico, elaboração de tabelas de jogos e boletins com resultados, participação em julgamentos.



§  Arbitragem = responsável pelo desenvolvimento da arbitragem nos jogos, participação em julgamentos.



§  Comissão de Secretaria e Divulgação = responsável pelo recebimento da ficha de  inscrição, divulgação do JICAB, através de cartazes, faixas, panfletos, divulgação interna (salas de aulas) externa (comunidade) através de jornais e TV, digitação e divulgação através do mural e do BLOG da tabela de jogos e boletins.

§  Comissão de Cerimonial de Abertura/premiação = responsável pela ornamentação e organização do cerimonial de abertura e sua programação, envio de convites a autoridades, e premiação dos alunos ao final de cada modalidade.

§  Comissão de Apoio = responsável pelos serviços de apoio como: limpeza e manutenção dos locais de jogos e adjacências, ligar e desligar luzes das quadras, abastecer com água as mesas de arbitragem.



III – DA ABERTURA



Art. 4º - Todas as turmas deverão participar obrigatoriamente da Solenidade de Abertura, caso contrário será eliminada automaticamente da competição.

§ 1º – Todas as equipes deverão participar com no mínimo sete alunos na solenidade, estando devidamente uniformizados ou caracterizados conforme o tema dos jogos.



IV – DAS INSCRIÇÕES



Art. 5º - Somente poderão participar dos jogos alunos devidamente matriculados nesta instituição e que não estiverem sob sanção disciplinar.



Art. 6º - As inscrições serão realizadas no período de 1 a 15 de setembro, através de formulário próprio a ser entregue a cada turma pelo professor conselheiro.



Art. 7º - Cada sala poderá inscrever apenas uma equipe por modalidades coletivas e duas inscrições por modalidade individual.

§ 1º - Na modalidade de NATAÇÃO poderão ser inscritos até quatro alunos



Art. 8º - Cada aluno poderá se inscrever em quantas modalidades desejar, ficando sob sua responsabilidade a participação em jogos que coincidam o horário.

Art. 9º - Não será permitida a união de turmas para a formação de equipes.



V - DAS MODALIDADES



Art. 10º - Cada sala poderá inscrever o máximo de 08 (OITO) atletas em cada modalidades coletivas, 04 (quatro) na modalidade de natação e 02 (dois) atletas nas modalidades individuais.



Art. 11º - O tempo de jogo das modalidades será:

1.     Futsal, basquete e handebol serão de 02 períodos de 10 minutos, sem intervalo para descanso;

2.     Queimada será de tempo máximo de 15 minutos ou com a queima de todos os atletas de uma equipe. Caso termine o tempo será considerada vencedora a equipe que eliminou mais atletas adversários.

3.     As partidas de voleibol e tênis de mesa serão disputadas em 03 (três) sets de 15 pontos;

4.     As demais modalidades de dama, xadrez, natação e atletismo serão por vitória simples.



Art. 12º - O sistema de disputa para as modalidades coletivas será de CHAVES na primeira fase, seguido de ELIMINATÓRIO As modalidades individuais será o ELIMINATÓRIO SIMPLES.



V – DAS PUNIÇÕES



Art. 13º - O aluno que for encaminhado ao Serviço de Orientação por estar fora de sala de aula, ou atrapalhando o desenvolvimento da aula ou ainda provocando distúrbio de qualquer espécie, e receber sanção disciplinar pela Direção da Escola no período de 24 de setembro a 18 de outubro, estará eliminado de todas as modalidades da competição.



Art. 14º - As condutas desrespeitosas ocorridas antes, durante ou após a partida, mesmo que fora do ambiente escolar, dirigidas a Coordenação, Arbitragem, Professores ou adversários de outras equipes, serão punidos severamente podendo acarretar a exclusão do atleta ou da equipe na modalidade ou de todo o JICAB.

§ 1º – Caberá a Coordenação Disciplinar composta pelo Diretor e Vice Diretor da Escola, Comissão Técnica e mais um representante de cada Coordenação a analise da conduta anti-esportiva e a sua punição.

§ 2º - Prevalecerá o relatório dos Coordenadores e árbitros para as ocorrências dentro das partidas.



Art. 15º - As advertências ocorridas durante as partidas, obedecerão o seguinte critério:

a)    dois cartões amarelos = suspensão da partida seguinte;

b)    cartão vermelho = suspenso da partida seguinte e encaminhado a Coordenação Disciplinar para julgamento da conduta do



Art. 16º - Haverá período de tolerância de 5 minutos para apenas o primeira partida e por conseqüência a equipe que não se apresentar pronta para o inicio da partida perderá por W x O.

§ ÚNICO - Fica expressamente proibida e recusa da equipe de árbitros escalada para a partida.



VII – DOS RECURSOS



Art. 17º - A equipe que se considerar prejudicada por qualquer fator referente aos jogos poderá entrar com recurso por escrito que deverá ser entregue a Coordenação Técnica até 2 (duas) horas do fato ocorrido.



VIII – DO UNIFORME



Art. 18º - O aluno atleta para participar da partida deverá estar uniformizado com camiseta, calção, meia ou meião e tênis. Não será permitido em hipótese alguma o aluno jogar de calça JENS ou sem tênis, salvo exceções previstas na regra oficial da modalidade.

§ 1º - Cada sala poderá confeccionar ou não o seu jogo de camisa não sendo obrigatório.

§ 2º - Caso a sala não possa confeccionar o seu jogo de camisa a Coordenação dos Jogos disponibilizará um jogo de coletes para melhor identificação dos jogadores.

§ 3º - Será tolerada a diferença de cores de calção e meião entre os jogadores da mesma equipe.



Art. 19º - Das camisas fica assim definido:

a)  Na camisa só poderá estar escrito o tema da sala e figuras e citações referentes ao TEMA do JICAB e o nome e número do aluno;

b)  Os nomes dos alunos deverão estar escrito em português, sem apelidos e sem símbolos ortográficos como, por exemplo: @, *, #, etc.

c)  Não serão permitidos símbolos, temas, faixas ou cartazes que incentivem a violência, que estejam fora do TEMA, ou fazer apologia a facções extremistas seja de qualquer espécie ou frases que façam apologia a violência, como por exemplo: Suástica, caveira, armas, etc;

d)  Desde que devidamente autorizados poderão ser incluídos símbolos ou frase de incentivo a PAZ e ao FAIR PLAY.



§ Único – A não observância dos itens acima impedirá que o aluno utilize a camisa no JICAB.



IX – CONSIDERAÇÕES



Art. 20º – Para efeito de Classificação Geral do JICAB será adotada a seguinte tabela:

1º lugar -  10 pontos;

2º lugar -  08 pontos;

3º lugar -  05 pontos;

4º lugar -  03 pontos.



Art. 21º Serão premiados apenas os campeões e vice-campeões de cada modalidade sendo a disputa de 3º lugar válida apenas para efeito de classificação geral.



Art. 22º - As regras oficiais de cada modalidade poderão sofrer alterações para adaptar as condições de local e horário disponível para a realização dos jogos.

§ ÚNICO – As alterações serão divulgadas com antecedência no mural da escola.



Art. 23º Os casos omissos ao Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral ou pela Coordenação Técnica em caso de necessidade urgente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário